sexta-feira, 12 de maio de 2017

Você quer o PT, o Lula, de novo? – Análise do Leigo Caipira



Quando paramos para ouvir o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, sem termos em mãos dados reais da economia nacional, ficamos abismados e acreditamos que ele tem razão, pelo seu poder de persuasão.
Não quero aqui abordar a forma corrupta que seus aliados utilizaram para que as coisas acontecessem, infelizmente, em todos as áreas do governo, partindo do executivo, embarcando o legislativo e envolvendo o judiciário.
Há um nome técnico para isso.
Como também, não quero argumentar através de tabelas e gráficos, apenas, um entendimento.
Quero nesta análise, lembrando que é de um Leigo Caipira, mas, de 54 anos e que, em comparação com minha própria história, não se torna tão diferente, apenas sou um micro-organismo na sociedade.
O ex-Presidente Lula, assumiu o governo federal no dia 01 de janeiro de 2003, como 35º Presidente do Brasil, embarcou num momento que a moeda nacional, através de um programa de estabilização econômica, iniciada no governo de Itamar Franco, com continuidade no governo de Fernando Henrique Cardoso, ofereceu uma vitrine possibilitando investimentos internacionais em nossa economia.
Com uma política assistencialista, agradou uma grande parte da população de menor poder aquisitivo (isso foi um plano executado). No governo do PT, entenda desde Lula até Dilma, os planos sociais cresceram mais de 200%. Aplicou a política de gastos, reduzindo os impostos e incentivando o endividamento do Estado para geração de empregos. Firmou, internacionalmente, investimentos através do BNDES, agregando parceiros de outras nações, “endeusando” suas convicções.
Pense comigo, você através do seu cartão de crédito, no início do mês começa a comprar tudo que necessita sem controle de seus gastos, presenteia as pessoas que querem ao seu lado. Vai a restaurantes, viaja, enfim, nesse mês, dentro do seu limite do cartão, que pode ser bem superior a sua renda, vive um mês de rei. Mas no próximo mês a conta chega e, deve ser paga. Caso não tenha condições que quitar o total gasto no cartão, essa dívida irá rolar para o mês seguinte, acumulando juros enormes, impossíveis de ser controlado, você se arrebenta e perde tudo.
O mesmo aconteceu novamente com o Brasil, vínhamos num conceito de investir cautelosamente, priorizando as possibilidades viáveis para que pudéssemos ter condições de dar continuidade no futuro.
Precisávamos e, pior, ainda precisamos investimentos básicos, infraestrutura (ferrovias, rodovias, aéreas, marítimas), educação (investir no educador e na estrutura física, prédios e equipamentos). Isso não ocorreu.
Quanto maior o assistencialismo barato, quanto maior for a proteção de pessoas incultas, teremos uma necessidade maior de gastos na saúde e principalmente na segurança.
Em 1980 a renda per capita do Brasil era de 40% comparada a renda per capita dos EUA, hoje, 2017, não chega a 28%.
Você acha que o PROGRAMA DE CRESCIMENTO aplicado e defendido pelo PT trouxe resultados positivos ao povo brasileiro?
Em Taiwan, por exemplo, nesse mesmo período partindo de onde estávamos, hoje, naquela ilha, é de 80% em comparação ao EUA.
Em suma, QUERO EDUCAÇÃO, o resto, o mercado, o povo, conquistam!

Texto: Edson Corrêa - 12/05/2017


Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário